Acessibilidade

Seped participa de homenagens em alusão ao Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas e da Câmara Municipal de Manaus destacaram a importância da data | Fotos: Zeca Barcellos

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) participou de uma sessão especial na manhã desta segunda-feira (23/09), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A solenidade ocorreu para homenagear o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21 de setembro.

“A pessoa com deficiência representa um quarto da população do estado. Pessoas como vocês existem e são protagonistas das próprias vidas. Contar a história de vocês é conscientizar e, que bom que, nessa gestão do Governo, a pessoa com deficiência é prioridade”, disse a titular da Seped, Viviane Lima.

No plenário Ruy Araújo, as deputadas Alessandra Campêlo, Therezinha Ruiz e Mayara Pinheiro presidiram a solenidade e compuseram a mesa ao lado da secretária Viviane Lima e de outros representantes do segmento.

A sessão especial homenageou pessoas com deficiência e fez a entrega de certificados de honra ao mérito a atletas paralímpicos, servidores e entidades voltadas ao segmento. Durante a homenagem, foi destacada a importância das políticas públicas de inclusão no estado.

“O nosso trabalho é dedicado à população e, um deles, é propor leis que diminuam as desigualdades sociais. O nosso país é deficiente em acessibilidade, o nosso dever é atendê-los com políticas públicas”, frisou a deputada Alessandra Campelo.

CMM – Na última sexta (20/09), com o mesmo intuito, foi a Câmara Municipal de Manaus que condecorou figuras representativas para o segmento. Na ocasião, a titular da Seped compôs a mesa representando o governador do Estado, Wilson Lima.

Durante a sessão, também foi ressaltada a importância de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Discursos emocionados marcaram o evento, que contou com a entrega de certificados de honra ao mérito, oferecidos pelo vereador Gilmar Nascimento.

“É uma grande alegria estar celebrando a semana da pessoa com deficiência. Todos os anos, tiramos este dia para fazer uma reflexão, é preciso que tenhamos sensibilidade e empatia”, discursou o vereador.


Reportar Erro