Acessibilidade

Seped participa de ações do ‘Maio Amarelo 2019’

Em estande no Centro de Convenções Vasco Vasques, equipe do Seped Abraça orienta população quanto à educação no trânsito | Fotos: Raphael ‘Gafanhoto’

Com o intuito de orientar e conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) está com um estande no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, coordenado pela equipe do Seped Abraça, nesta quinta (9/5) e sexta-feira (10/5). A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, realizada pelo Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

“Nós visamos conscientizar as pessoas por meio do evento na questão da importância da segurança no trânsito, já que muitas pessoas adquirem algum tipo de deficiência por causa dos acidentes de trânsito. Hoje, o Seped Abraça traz essa sensibilização de que as pessoas estão realmente vulneráveis, principalmente às sequelas motoras. Também vamos orientar em relação às vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência”, explicou Hellen Pinho, coordenadora do Seped Abraça.

Colaborador da Seped no setor de acessibilidade, Tayno Carvalho passou a ter mobilidade reduzida depois de um acidente de trânsito. “Estou aqui também para ajudar a conscientizar as pessoas quanto à atenção que se deve ter no trânsito, para que a nossa própria vida seja preservada. Quero contar a minha história para quem vier aqui no estande nos visitar, e orientar as pessoas”, disse.

Para a secretária Viviane Lima, a presença da Seped no evento é essencial, já que parte das pessoas com deficiência motora são vítimas de acidente de trânsito.

“É uma visão que a secretaria tem desde o início desta nova gestão, que é de estar em tudo aquilo que nos diz respeito, e o trânsito está altamente ligado a nós. Também estamos abordando fortemente aqui a questão dos estacionamentos e do respeito aos direitos da pessoa com deficiência. Acredito que essa parceria com o Detran-AM vem para somar, para mostrar que as pessoas com deficiência também têm prioridade no trânsito. É uma conscientização que cabe a nós fazermos”, afirmou a secretária.

O estande da secretaria permanece no CCA até às 17h de hoje (quinta, 9/5), e das 9h às 14h desta sexta-feira (10/5).

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, organizações da sociedade civil, entre outras.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, promover o engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.


Reportar Erro