Acessibilidade

Seped comemora Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

Diversão e música marcaram a noite, neste dia de conscientização | Fotos: Zeca Barcellos


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) realizou, neste sábado (21/09), um evento em comemoração à data que marca o Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, na sede da secretaria, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. No evento foi oferecido um espaço lúdico, discoteca, desfile inclusivo, apresentações musicais, e a participação dos grupos Heróis da Vida Real e Doutores Palhaços, que animaram crianças e adultos durante a festividade.

“A pessoa com deficiência, antes, não tinham momentos como esses. A data é um marco para que a sociedade possa entender que eles podem estar em todos os eixos sociais, como na diversão, na educação e na saúde. Esse evento é para que eles tenham voz para dizer que existem e, hoje, fazem parte de um quarto da população do Amazonas”, comentou a secretária Viviane Lima, titular da Seped.

Armanda Serrão é mãe da jovem de 24 anos, Ana Luiza, que tem síndrome de Down. Ela falou sobre a alegria em estar participando da celebração, reunindo-se com familiares que, como ela, diariamente lutam pela inclusão das pessoas com deficiência. “É uma honra falar sobre o evento. Conviver com esse processo de luta nos fortalece e nos faz almejar mais conquistas. Então, para nós é um momento muito especial”, disse.

Ana Luíza, além de ter participado do desfile, atuou como uma das recepcionistas do Espaço Gourmet da festa. No ambiente, desde à entrada até o serviço de preparo dos pratos eram realizados por pessoas com alguma deficiência.


Reportar Erro