Busca
 
Compartilhe
 
 
Tamanho da letra
 
Contraste
 
Acessibilidade
Newsletter
Notícia
Enviar por e-mail Imprimir
17/02/2014
Comeam s inscries do Programa Viver Melhor Atividades Motoras e comunidade surda ganha central de Libras no Estado
Foto: SEPED


Na manhã desta segunda-feira dia 17 de fevereiro, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vânia Suely,  a diretora do Departamento de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Suellen Oliveira e a supervisora da Central de Interpretação de Libras, Fabiana Ferreira,  apresentaram à imprensa o funcionamento do programa Viver Melhor – Atividades Motoras, que, a partir deste ano, também será executado em Parintins (a 369 km de Manaus) e também da primeira Central de Interpretação de Libras no Estado (CIL AM).
 
As inscrições para participar do programa no município de Parintins iniciam no dia 17 (segunda-feira) de março e se estendem até o dia 21 (sexta-feira) de março, das 14h às 18h, no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Glauco Gonçalves (rua Francisco Bulcão, s/nº, São Vicente de Paula).
 
Em Manaus, as inscrições iniciam no próximo dia 17 (segunda-feira) e encerram no dia 28 de fevereiro, também das 14h às 18h, nos Cetis Elisa Bessa Freire (avenida Itaúba, s/nº, Jorge Teixeira, zona leste), Cinthia Régia do Livramento (rua da Raquete, s/nº, Nova Vitória, zona leste) e Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nº, Compensa, zona oeste).
 
O programa é executado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e foi criado pela administração Omar Aziz há três anos com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência, a partir de dois anos de idade, por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas, desenvolvidas por equipe multidisciplinar, contando com a participação dos pais ou responsáveis.
 
As aulas acontecem no horário das 16h às 18h. Em 2013, o número de inscrições foi recorde: 501 pessoas, sendo 266 avaliadas no Ceti Elisa Bessa e 235 no Cinthia Régia. Segundo a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vânia Suely, a expectativa para 2014 é duplicar esse número de participantes na capital e realizar mais de 200 inscrições em Parintins. 
 
Durante a entrevista também foi anunciado a implantação da Central de Interpretação de Libras do Amazonas que tem como executor o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), irá inaugurar, em março de 2014, a primeira Central de Interpretação de Libras no Estado (CIL AM) para atender a Comunidade Surda da Região Metropolitana de Manaus. Segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 154.241 pessoas no Amazonas declararam ter algum grau deficiência auditiva. A Central tem como objetivo disponibilizar atendimento especializado às pessoas surdas através dos serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitar e proporcionar o acesso dessas pessoas nos serviços públicos para esclarecer as informações desejadas, além de ampliar a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, reforçada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Endereços e horários de funcionamento – A Central irá funcionar sede da Seped, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A Seped está localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul. Haverá extensão do atendimento da Central no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, localizado na avenida Brasil, n°1.325, Compensa I, zona oeste.

 

acompanhe a seped
fique informado
enquete
Na sua opinio o que se deve melhorar em Manaus ?
Acessibilidade
Transporte
Sade
Educao
Segurana

SEPED | Avenida Mario Ypiranga Monteiro, 1600, Adrianpolis. CEP 69057-001 - Manaus, AM. Tel.: (92) 3878-0490 e Fax (92) 3878-0584
© Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficincia - SEPED. Todos os direitos reservados